Consultoria de Marketing

Consultoria de Marketing

Se você precisa melhorar a visibilidade de seu negócio e não sabe por onde começar, nossa Consultoria em Comunicação e Marketing pode oferecer todo apoio.

Quem é microempresário sabe o quanto é difícil executar diversas atividades ao mesmo tempo e como isso torna o dia a dia muito mais corrido. No entanto, sempre é necessário dedicar um tempo para buscar outras formas de fazer o negócio crescer e atrair novos clientes. Nesse sentido, uma consultoria de comunicação e marketing pode ser a alternativa ideal para ajudar.

Muitos gestores às vezes acabam descartando a possibilidade de contratar uma consultoria de comunicação e marketing simplesmente por puro desconhecimento sobre como funciona a prestação de serviços, ou ainda por achar que não precisam pagar por um serviço desses.

Todavia, é necessário desconstruir esse conceito e alertar que contar com uma consultoria de marketing digital pode ser essencial para otimizar as suas estratégias de marketing e aumentar a conversão da empresa, assim com a visibilidade dela nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo. Dessa forma, a empresa não só é mais vista, como também tende a vender mais.

A consultoria de marketing pode fazer essas e muitas outras coisas a favor do seu negócio. Quer entender mais a fundo como a consultoria pode ajudar a sua pequena empresa? Então acompanhe este conteúdo até o final!

O que é consultoria de marketing e comunicação?

A consultoria de marketing digital é um serviço prestado por especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento que tem como objetivo auxiliar distintos tipos de negócios a utilizarem as ferramentas online como estratégias de vendas. Isso além de adaptar as empresas para atender o novo comportamento do consumidor – aquele que utiliza a internet para buscar informações sobre produtos e serviços e tomar suas decisões de compra.

A consultoria de marketing tem como foco promover o relacionamento da sua pequena empresa com o mercado. Portanto, a contratação dos serviços de consultoria de marketing é uma ação estratégica por parte das empresas visando melhorar a comunicação e o marketing, com o objetivo principal de atrair clientes e gerar novos negócios. Isso é feito principalmente a partir da gestão com colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.

 

Para você que está começando a se familiarizar com o assunto agora, vale ressaltar ainda que assessoria e consultoria de marketing são coisas distintas, mas que podem ser facilmente confundidas.

Por isso, lembre-se que a consultoria possui papel estratégico apenas de orientação para os negócios, ou seja, não é o consultor quem irá realizar as ações propostas. Normalmente, agências de marketing ou assessorias são quem ficam responsáveis por executar todas as atividades do plano estratégico elaborado.

Principais serviços oferecidos por uma consultoria:

  • Diagnóstico interno e externo;
  • Definição do público-alvo (buyer persona);
  • Definição de canais de comunicação;
  • Plano de ação;
  • Definição da análise de resultados.

Como funciona a consultoria de marketing?

Normalmente, as principais atividades dos consultores especializados são organizadas em etapas. Elas são distribuídas em um cronograma de trabalho que se baseia em:

Avaliar e diagnosticar os problemas

A consultoria é responsável por diagnosticar os principais problemas no cenário atual da empresa. Para isso, é feita uma análise de todos os processos de marketing e vendas para identificar os possíveis problemas. Durante esta análise são levantadas oportunidades de melhoria para esses processos e para os pontos de contato nos quais a sua empresa tem se relacionado com os clientes, como blog, site, redes sociais, e-mail, etc.

Planejar e definir estratégias

Depois disso, é feito um planejamento alinhado com os objetivos de negócio da empresa. Ou seja, é feita a compreensão da realidade do negócio, metas que devem ser cumpridas pelo time de vendas, público-alvo, ticket médio esperado, entre outros fatores. A partir disso, são utilizadas as métricas do mercado como base para que seja possível calcular o quanto de recursos (de tempo e dinheiro) será necessário a fim de atingir os objetivos desejados.

Definir o plano de ação e os próximos passos

Depois de diagnosticar os possíveis problemas e fazer o planejamento, a consultoria de marketing utiliza sua expertise para orientar, por meio do plano de ação, as atividades que serão desenvolvidas e que terão maiores chances de trazer resultados efetivos para a pequena empresa.

Principais benefícios da consultoria

Veja logo abaixo as principais vantagens de contar com uma consultoria de marketing:

Conhecimento especializado sem necessidade de contratação

Ao contar com os serviços de consultoria de marketing você tem acesso ao trabalho de profissionais com conhecimento especializado e que realmente entendem do seu negócio. Dessa forma, você, que tem uma pequena empresa, não precisa necessariamente contratar um time de marketing, uma assessoria pode perfeitamente te orientar para colocar o plano em prática.

Evita o desperdício de recursos

Ao contar com os serviços de uma consultoria de marketing, você foca os seus recursos (de tempo e dinheiro) em atividades que serão realmente efetivas para o seu negócio, com base em um plano elaborado por uma consultoria com expertise, evitando desperdiçar recursos, principalmente financeiros, com atividades que não trarão resultados positivos.

Com o planejamento você evita o risco de sair literalmente atirando para todos os lados focando em ações que não sabe ao certo o resultado que vai dar.

Elaboração de um plano personalizado

A consultoria de marketing possibilita a elaboração de um plano de marketing especializado para pequenas empresas, isto é, um plano que seja sucinto e prático, justamente para facilitar ao máximo a vida do empresário atarefado, com ações simples e acertadas – que é o que ele mais precisa.

Permite ao empresário focar no core business

Ou seja, ao contar com os serviços de uma consultoria de marketing, a pequena empresa estará sob os cuidados de quem realmente entende do assunto e fará tanto uma análise quanto um planejamento personalizado e único, capazes de gerar resultados positivos em números. Isto é, mais vendas, mais clientes, mais conversões.

Dessa forma, o gestor pode ficar despreocupado para focar no core business, ou seja, na sua atividade central, naquilo que irá gerar maior valor ao negócio.

Colocar um plano de marketing em prática realmente não é uma tarefa fácil, especialmente para empreendedores iniciantes ou que não têm muita habilidade e tempo para cuidar do marketing. Mesmo os mais experientes, às vezes se perdem.

Por isso, contar uma consultoria de marketing te ajuda a trilhar parte do caminho e a saber como fazer o restante. Lembre-se que um planejamento de marketing não é dispensável, mesmo para as pequenas empresas, afinal, ele é essencial para qualquer empresa que busca posicionamento e diferenciação da marca no mercado, crescimento e mais vendas. Comece agora mesmo e não deixe de contar com nossa consultoria!

Interessou-se por uma consultoria de marketing para sua pequena empresa? Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas.

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