Razões para não ficar de fora de feiras de negócios e eventos

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

Seja como expositor ou visitante, participar de feiras de negócios e eventos corporativos é essencial para o crescimento da sua empresa. Esses locais proporcionam um ambiente adequado para quem deseja se inteirar sobre um determinado assunto, além de gerar conexões com parceiros e futuros clientes.

O mercado de feiras é um grande influenciador de empresas, é onde diversas ideias são disseminadas, podendo agregar positivamente nos empreendimentos dos participantes. Por esses e outros motivos, estar presente em feiras e eventos corporativos é primordial para o desenvolvimento saudável da sua companhia.

Nesse sentido, estar aberto a novas possibilidades é uma grande estratégia para promover o sucesso da sua companhia. Quer saber mais vantagens de participar desses eventos corporativos? Então acompanhe o artigo para entender.

Por que participar de feiras de negócios e eventos empresariais?

1. Objetivo principal: Gerar negócios

Para aqueles que anseiam participar de feiras corporativas, é preciso ter em mente um objetivo: gerar negócios. Por ser um ambiente propício para essa finalidade, todo participante deve manter o foco durante a sua presença em feiras e eventos corporativos.

Ter o seu propósito muito bem esclarecido é mais um facilitador para se manter determinado a alcançá-lo e não se perder em meio a tanta informação. Sendo assim, antes de visitar ou expor seus produtos e serviços em um evento como esse, esteja atento ao seu objetivo principal e se empenhe para atingi-lo.

2. Gerar visibilidade e fortalecimento da marca

Esses ambientes propiciam que empresas de portes distintos tenham acesso a diversos clientes. Nesse contexto, um pequeno empresário tem a mesma chance que um grande empreendedor de conquistar novos compradores para o seu negócio, demonstrando que sua companhia está à altura das maiores rivais.

Além disso, dá até mesmo para demonstrar o diferencial da sua marca em relação às demais, fazendo com que haja conhecimento e fortalecimento do seu negócio. Para os visitantes, é possível agregar conhecimentos e inspirações para uma futura exposição.

3. Aumentar a rede de contatos

Conhecer novas pessoas na sua área é outra vantagem de participar de eventos de negócios. Não é em todo lugar que as pessoas presentes estão unidas com um único objetivo. Por esse motivo, é preciso aproveitar esses momentos para realizar o networking.

Isso fará com que você agregue maior conhecimento e experiência para aplicá-los na sua companhia. Não é ótimo?

4. Relacionar-se com o público-alvo

Ter diversas opções de negócios em um só lugar é uma ideia atrativa para os clientes que desejam adquirir determinado produto ou serviço. Por isso, as feiras empresariais são um ótimo ambiente para se relacionar com os clientes que estão em busca de alguma solução para as suas dores.

Essa é a chance de oferecer as suas soluções para todas as questões do seu público-alvo e ofertar um diferencial para sair à frente da concorrência. Para aqueles que visitam esses eventos empresariais, é possível conhecer melhor a sua persona e divulgar a sua marca, mesmo sem ser um expositor.

5. Conhecer as novas tendências no setor

Em qualquer fase de desenvolvimento da sua empresa, conhecer as novidades da área é essencial para não ficar para trás com todas as inovações que surgem a cada dia. Nesse sentido, estar presente em feiras corporativas é uma ótima maneira de estar por dentro de tudo o que é tendência no seu setor e aprimorar o seu produto ou serviço.

6. Firmar parcerias estratégicas

Você certamente já ouviu essa frase: “Quer ir rápido, vá sozinho. Quer ir longe, vá em grupo”. Essa é uma grande verdade também no mundo corporativo. Afinal, parcerias que contribuem para o crescimento são sempre bem-vindas. Dessa forma, aproveitar as feiras e eventos corporativos para firmar parceiros saudáveis é uma ótima estratégia para o seu negócio.

7. Encontrar os principais tomadores de decisão e fechar pedidos

Nesses ambientes é possível não só encontrar novos clientes para a sua empresa, mas também expandir a sua cadeia de fornecedores.

Sendo assim, é preciso ir preparado para realizar conexões com esses profissionais e até mesmo fechar negócio com alguns deles, já que nesses eventos empresariais é comum ter o oferecimento de descontos e vantagens para quem negocia.

8. Realizar pesquisas de mercado com o público-alvo

Feiras e eventos corporativos são excelentes oportunidades para conhecer seu público-alvo, entender quais são os seus problemas e como a sua empresa pode solucioná-los. Desse modo, fazer pesquisas de mercado trará uma base mais sólida para oferecer um produto qualificado e eficiente para os seus clientes ideais.

9. Observar a concorrência

Por ser um local de exposição para diversas empresas, é possível conhecer bem quem serão os seus concorrentes, assim como seus pontos fracos e fortes.

Eventos corporativos são uma ótima maneira de não só observar o que seus competidores fazem de certo ou errado, mas também verificar como eles estão oferecendo seus produtos, a estratégia que utilizam e outras características que podem ser bastante úteis para o seu empreendimento.

Dicas de sites para pesquisar eventos de negócios e feiras empresariais

• N feiras: https://www.nfeiras.com

Nesse site é possível procurar eventos corporativos por nome, cidade, país ou setor. O site possibilita acessar o calendário de feiras de negócios por ano e inclui dados de expositores, espaços e fornecedores.

• Feiras e negócios: http://feirasenegocios.com.br

Com notícias e informações das principais feiras atuais, o programa tem como objetivo fomentar o setor de vendas, realizar conexões e inspirar empreendedores. O intuito do site é compartilhar informações sobre o mercado para todos que possuem acesso ao seu conteúdo exclusivo.

• Feiras do Brasil: http://www.feirasdobrasil.com.br

O site fornece informações completas e atualizadas sobre o mercado de feiras empresariais. Em seus conteúdos são disponibilizados dados sobre a área de eventos corporativos, além de seminários e cursos que promovam a cultura comercial nesses ambientes.

• Aconteça Eventos: https://www.acontecaeventos.com.br

Segundo dados do site, a empresa elabora e organiza eventos corporativos em São Paulo, e é responsável pelo portal Aconteça Eventos que gerencia 6500 empresas de serviços e produtos na área. O site disponibiliza um catálogo de prestadores de serviços e nele é possível verificar as principais feiras e congressos no setor.

• Expofeiras: http://expofeiras.gov.br

É um portal que disponibiliza informações gratuitas sobre feiras de negócios em todo o território nacional, sendo também um repositório de eventos que torna possível a elaboração do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras.

Entendeu a importância de participar de eventos de negócio? Então já comece a se planejar e não deixe a sua empresa de fora do próximo!

Add Your Comment: