Identidade visual: importância e quando criar uma?

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A identidade visual de uma marca permite que os clientes ou possíveis compradores tenham acesso às ideias da empresa logo à primeira vista. Dessa forma, é possível transmitir aquilo que motiva a sua companhia ou o seu principal ideal através de uma única imagem. Mas, afinal, qual é o conceito de identidade visual? Acompanhe para entender melhor.

A identidade visual se refere às frases ou imagens que comunicam a missão, os objetivos e os valores de uma empresa. É composta, geralmente, por um símbolo, além de um código de cores, e pode conter outros componentes, tudo isso com o intuito de demonstrar a personalidade da marca.

Vale ressaltar que uma identidade visual bem caracterizada deve permitir o reconhecimento de uma marca em qualquer local, fazendo com que as pessoas a enxerguem e se lembrem de determinada instituição. Além disso, a identidade visual precisa ser atrativa e chamar a atenção do público-alvo.

A fim de reduzir os custos, muitas empresas optam por construir sua própria identidade visual. Contudo, essa medida não é uma estratégia muito inteligente, já que o resultado pode não condizer com o que a empresa tem a transmitir. Imagens inadequadas ou sem permissão, informação exacerbada ou erros evidentes no design são as principais falhas cometidas.

Nesse sentido, buscar auxílio profissional é primordial para obter um trabalho de qualidade e coerente com o tipo de serviço ou produto oferecido.

Investir em uma identidade visual é importante, pois pode trazer diversos benefícios para a instituição, demonstrando profissionalismo para os interessados em adquirir os produtos e serviços.

Para saber mais sobre a importância de uma identidade visual, como criá-la para uma pequena empresa e exemplos bem-sucedidos, continue a leitura.

Importância da identidade visual para uma marca

Um dos pontos mais relevantes sobre a importância da identidade visual está no fato de que, atualmente, as empresas não constroem mais a sua reputação unicamente através de bons serviços e produtos. Nesse contexto, a imagem transmitida também é um fator essencial para demonstrar qualidade naquilo que é oferecido.

Além disso, os canais de comunicação e atendimento ao cliente são importantes meios de relacionamento com o seu público. Para estar presente nesses locais, é primordial ter uma imagem visual que identifique a sua marca e nome. É preciso ter em mente que a sua imagem e design estarão sempre associados.

Por esse motivo, investir em uma produção de qualidade é essencial para demonstrar verdadeiramente qual é o objetivo e a missão da sua empresa. A imagem corporativa deve ser pensada como um investimento e não um gasto.

Contudo, muitos empreendedores, principalmente os de pequenas empresas, negligenciam a importância de um design profissional. Se você ainda não se convenceu de que uma boa identidade visual é o que a sua empresa precisa, veja mais alguns benefícios que ela pode trazer para a sua instituição.

Maior reconhecimento

Um dos maiores objetivos de uma identidade visual de sucesso é o fortalecimento da marca, que gerará maior reconhecimento da empresa em meio ao público-alvo. Um trabalho bem feito de identificação também permite a lembrança da marca, o que pode levar à fidelização de clientes.

Mais clientes

Uma marca bem definida atrai a atenção dos curiosos e também do público-alvo que necessita de seus produtos ou serviços para suprir suas necessidades. Dessa forma, uma identidade visual bem pensada e construída pode atrair possíveis compradores para a sua empresa.

Mais rentabilidade

Se você considerar o que será investido com a identidade visual e o que poderá ser conquistado de retorno, perceberá o quanto vale a pena reservar uma quantia para essa aplicação. Além disso, uma marca bem estabelecida dispensa a necessidade de modificações na imagem empresarial a curto prazo, o que evitará prejuízos.

Ficou curioso e quer saber como criar uma imagem corporativa eficiente para pequenas empresas? Então veja abaixo mais informações sobre isso.

Como criar uma identidade visual para pequenas empresas

Procurar por ajuda profissional nesse momento é primordial para garantir o sucesso da sua marca. Entretanto, é preciso pensar em alguns fatores para analisar se a imagem corporativa criada condiz com o esperado. Acompanhe com o objetivo de entender o que é essencial para criar uma identidade empresarial de uma pequena empresa.

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Pense grande

Mesmo que você seja um empreendedor de pequeno porte, é preciso considerar o crescimento da sua empresa antes de criar uma identidade visual. Afinal, o desenvolvimento da sua instituição deve ser um dos seus principais objetivos, não é mesmo?

E mesmo que não seja, esse ponto deve ser considerado para evitar desperdícios com uma criação posterior em um prazo curto.

Conecte-se ao seu público-alvo

Conhecer o seu público é muito importante antes de construir uma identidade visual. Para pequenas empresas, entender as dores da sua persona é, geralmente, mais simples. Aproveite esse ponto positivo e invista em uma criação que seja atrativa para esses indivíduos.

Não suponha, realize entrevistas reais e compreenda as necessidades que a sua marca deverá suprir.

Seja autêntico

A identidade visual precisa ser a cara da sua empresa. Por isso, seja autêntico, pense no seu diferencial e quais são as características principais do seu negócio, e demonstre isso na sua marca.

No futuro, considere repaginar

Pode ser que com o passar do tempo a sua empresa precise de uma identidade nova. Isso pode acontecer caso haja mudanças no público-alvo, modificações na visão da empresa ou até mesmo alterações institucionais.

Nessas circunstâncias, é preciso repensar a sua imagem e verificar se não é hora de modificar a identidade visual. Veja abaixo algumas modificações de sucesso.

Exemplos de identidades visuais modificadas e bem-sucedidas

Starbucks

A empresa passava por um período de recessão quando decidiu fazer modificações em sua marca, passando a vender outros produtos além do famoso café. Por esse motivo, retirou a palavra “café” de sua identidade visual, além de modernizar todo o projeto. Como resultado, houve uma ampliação do número de vendas e expansão do mercado.

Natura

A instituição mudou seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento, dessa forma, precisava de uma marca mais moderna e elegante que combinasse com sua nova perspectiva. Nesse contexto, a empresa alterou sua marca de acordo com suas novas propostas e obteve a fidelização de seu antigo público, além de conquistar novos clientes.

Todos esses aspectos demonstram a tamanha importância que uma identidade visual pode ter para a sua marca. Por isso, procure profissionais qualificados no momento de construir a sua imagem. Afinal, a primeira impressão é a que fica!

Precisa de ajuda para criar sua identidade visual? Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas.

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