6 ações para aumentar as vendas de sua pequena empresa

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

Um dos grandes desafios que assolam a maioria dos empreendedores e donos de pequenas empresas é como aumentar as vendas de sua pequena empresa. Antes mesmo de tomar alguma ação, o indivíduo deve pensar em todas as medidas já tomadas e analisar as que estão surtindo algum efeito e as que não trouxerem retorno algum.

Ficar parado e apenas esperar os resultados melhorarem, não é uma opção. Afinal, tempo é dinheiro e investi-lo em estratégias erradas é sinônimo de prejuízo. Sendo assim, o primeiro passo para reverter esse quadro é agir. Caso perceba alguma queda ou estagnação nas vendas do seu negócio, verifique suas medidas e mude aquilo que não tem agregado de forma positiva.

Tenha sempre em mente que quem deseja novos resultados deve realizar novas abordagens. O aumento das suas vendas não vai acontecer por um milagre e sem ações pensadas e empregadas de forma adequada.

Se você administra uma pequena empresa, está passando por uma situação semelhante e deseja aumentar as vendas do seu empreendimento para torná-lo um grande negócio, veja algumas dicas importantes. Leia e não se acomode!

Dicas para aumentar as vendas de sua pequena empresa

  1. Não dependa apenas de indicação

O marketing de indicação é uma ótima maneira de gerar leads. Nesse sentido, é importante se empenhar na satisfação do comprador desde o topo do funil até o momento do pós-venda. Além disso, vale destacar que o marketing de indicação deve ser estruturado com processos de qualidade que tornarão compradores futuros disseminadores da marca.

Contudo, uma pequena empresa que anseia aumentar as vendas não pode contar apenas com a indicação de novos clientes. Apesar de ser um ótimo meio de conquistar possíveis compradores, o marketing de indicação não deve ser a única estratégia utilizada para ampliar as negociações.

Nesse contexto, há diversas maneiras para aumentar as vendas através da conquista de novos clientes, e o modo de prospectá-los é a chave para o sucesso. Dessa forma, é preciso conhecer o seu cliente e saber das suas dores. Oferecer a essa pessoa uma solução para os seus problemas é essencial para torná-la um possível comprador do seu produto ou serviço.

Além disso, conhecer os seus concorrentes e compará-los à sua empresa é interessante para oferecer um serviço diferenciado para o futuro cliente. Com isso, você se tornará uma marca vantajosa para a sua persona, que oferece um produto qualificado e superior ao ofertado pela concorrência.

Com uma boa prospecção é possível conquistar novos clientes sem depender do marketing de indicação. Entretanto, é importante destacar que a indicação também é uma excelente maneira de adquirir possíveis compradores, por isso, é necessário investir em ambas as estratégias simultaneamente.

  1. Foque em canais diferentes

A divulgação é a principal maneira de atrair novos clientes. A boa notícia é que há diversas maneiras de fazê-la e evidenciar a sua pequena empresa para o público-alvo. Primeiramente, conhecer a sua persona é essencial para definir em quais canais ela está presente, seja virtualmente, em meios de comunicação ou em pontos de vendas físicos.

Dessa forma, é possível economizar tempo e dinheiro com divulgações em locais inadequados e que não atrairão os seus possíveis clientes. Nesses locais onde o seu público está presente é possível atuar como fonte de informação, agregando renome e confiabilidade à sua marca.

Artigo relacionado: Divulgue seu negócio em 5 passos

  1. Invista em marketing

Mais importante do que focar em diferentes canais de divulgação é saber utilizar uma boa estratégia de marketing. E é exatamente aqui que está o grande erro de muitos pequenos empresários: não priorizar o marketing como um meio de prospecção de clientes. Uma estratégia de marketing bem-sucedida pode e muito aumentar as vendas.

Contudo, uma estratégia mal realizada é capaz de afastar até os mais fiéis clientes. Por esse motivo, investir em um planejamento de marketing de qualidade é uma das principais medidas para atrair clientes e realizar novas vendas. Não negligencie esse importante fator de sucesso para a sua empresa!

  1. Capacite sua equipe de vendas

Capacitar os vendedores é uma ótima alternativa para aumentar as vendas do seu pequeno negócio.

Além de saber todas as informações sobre o produto ou serviço disponibilizado, o vendedor deve estar preparado para possíveis questionamentos feitos pelos clientes. Acredite: isso é muito comum e uma resposta ineficaz pode afundar todo o seu planejamento por água abaixo.

Por isso, treine os seus colaboradores através de workshops e cursos e os mantenha qualificados para atuar na sua empresa. Mantenha a aproximação com eles, procure motivá-los, acompanhe o desempenho individual e utilize a competitividade entre eles para aumentar as vendas do seu negócio.

Essas medidas são ótimas opções para melhorar o desempenho de vendas da sua pequena empresa. São simples e podem começar a ser implementadas ainda hoje, que tal?

  1. Ouça seus clientes antigos e atuais

Entender os seus clientes é a melhor maneira de oferecer um produto ou serviço que atenda às suas expectativas. Dessa forma, mostrar-se disponível para ouvi-los em todos os estágios de compra e durante o pós-venda são estratégias importantes para quem deseja aumentar as vendas.

Há diversas maneiras de promover esse contato com o cliente atual e o antigo. Disponibilizar postos de escuta é importante não só para saber o que o cliente quer adquirir, mas também o motivo de querer determinado produto e o porquê de desejar comprar com a sua empresa. Treinar os vendedores para ouvir a opinião dos clientes é também uma estratégia inteligente.

Demonstrar-se presente nas redes sociais e canais virtuais é outra maneira de receber feedbacks sobre os seus serviços. Além disso, trabalhar o pós-venda, buscando a opinião dos seus antigos clientes é importante para gerar maior satisfação dos compradores, fidelizá-los e até mesmo agregar qualidade ao serviço prestado.

  1. Conheça novas estratégias de prospecção

Há diversas maneiras possíveis de atrair novos compradores e aumentar as vendas da sua pequena empresa. Atualmente, a mais importante delas é a produção de conteúdo. Por dedicarem cada vez mais tempo ao mundo virtual, as pessoas primeiramente buscam sobre as suas dores e anseios na internet.

Artigo relacionado: Produção de conteúdo

E é justamente nessa etapa que a sua empresa vai demonstrar autoridade sobre esse assunto. É importante que a sua marca crie conteúdos específicos para cada etapa do estágio de compra, com o intuito de atrair o possível cliente e continuar educando-o com informações relevantes que o encaminharão para o momento da venda.

Essa estratégia precisa ser feita na hora certa, entregando informações adequadas e levando o indivíduo a realizar a compra. A produção de conteúdo é só uma maneira de prospectar clientes, que inclui o conhecimento da sua persona e o estudo do mercado para fornecer artigos de qualidade para seus futuros compradores.

Agora que você já entendeu o que pode fazer para aumentar as vendas da sua pequena empresa, não deixe de colocar em prática essas medidas que só trarão resultados positivos. Comece pelas mais simples, mas implemente o mais rápido possível. Lembre-se de que o primeiro passo para o sucesso é a ação.

Artigo relacionado: Como administrar uma empresa e torná-la um grande negócio.

 

Precisa de ajuda para divulgar o seu negócio? Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas.

Envie WhatsApp

 

Add Your Comment: